Banco da Maternidade e da Criança

O Banco da Maternidade e da Criança é fruto da uma candidatura ao Prémio BPI Solidário 2017.

O projeto destina-se à criação de um Banco da Maternidade e da Criança no Concelho da Figueira da Foz, iniciando-se em setembro de 2017.

O Banco da Maternidade e da Criança é um instrumento de auxílio e combate à pobreza na primeira infância, funciona como polo agregador de bens e equipamentos destinados à maternidade, bebés e crianças até aos 6 anos, permitindo uma estreita comunicação e cooperação entre as diferentes entidades que intervêm na área da família e infância.

O Banco surge da necessidade de dar uma resposta concreta e proativa às vulnerabilidades, carências sociais e pedidos de apoio de instituições e famílias do concelho da Figueira da Foz que intervêm na área do apoio à infância e à família.

Pretende-se ainda mobilizar a comunidade civil para a importância do reaproveitamento de equipamentos destinados à primeira infância.

Objetivos:

- Apoiar famílias em situação de vulnerabilidade ou emergência social com bens do Banco da Maternidade e da Criança;

- Disponibilizar apoio psicossocial com vista à reorganização familiar;

- Potenciar a cooperação e gestão de recursos das instituições que intervêm na área da infância e família;

- Reaproveitar bens e equipamentos envolvendo a comunidade civil.

O projeto tem previsto duas modalidades de apoio: pontual em que uma família necessita de bens de forma eventual e por isso não é necessário atendimento ao agregado; continuo onde pela natureza da situação a intervenção será de maior duração, podendo prolongar-se no tempo, requerendo para isso acompanhamento por parte da equipa técnica da instituição.

O BMC da Figueira da Foz contempla ainda uma plataforma online onde as entidades e famílias do Concelho podem solicitar bens com vista a minimizar a sua situação de carência. A plataforma é uma forma rápida e eficaz de gerir os pedidos das entidades que trabalham na área da família e infância e ao mesmo tempo um instrumento de auxílio direto às famílias.

Bens Disponíveis:

- Higiene (fraldas, toalhetes, creme muda fralda, shampoo..)

- Alimentares (papas, cereais, bolachas, leite…)

- Vestuário

- Equipamentos (berço, banheira, cadeira de comer…)

 

Maternidade_2
Maternidade_1
Maternidade_3