Hortas Comunitárias       

A Associação Viver em Alegria integra o projeto “Verdes Campos” Hortas Biológicas Urbanas e Comunitárias da Figueira da Foz, no âmbito da rede de cooperação interinstitucional da Figueira da Foz e é uma das quatro entidades gestoras das Hortas da Várzea juntamente com a Casa Nossa Senhora do Rosário, Associação FigueiraViva e Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Este programa visa a criação de hortas biológicas, urbanas e comunitárias como forma de garantir sustentabilidade ambiental dos espaços, bem como permitir a produção de espécies hortícolas mais saudáveis. As Hortas Urbanas da Várzea têm uma forte componente social, dando prioridade no processo de seleção a famílias carenciadas.

Os utilizadores têm acesso a uma das cinquenta parcelas de terreno, que cultivam de acordo com as normas constantes em documento próprio (normas de funcionamento), um ponto de água, destinada à rega, um local de compostagem, informação/formação sobre regras e modos de produção e de práticas culturais ambientalmente corretas e formação em diferentes áreas, nomeadamente técnicas de agricultura biológica, técnicas de compostagem, sensibilização ao trabalho comunitário, alimentação saudável e higiene e segurança no trabalho.

Pode candidatar-se a utilizador das Hortas Urbanas da Várzea qualquer munícipe ou agregado familiar residente nas freguesias de Tavarede, Buarcos, São Julião, São Pedro e Vila Verde. Para mais informações os candidatos podem deslocar-se a uma das entidades gestoras.

 

 

Hortas_1
Hortas_4
Hortas_2
Hortas_5
Hortas_3
Hortas_7